Funcionários da Secretaria de Educação e Cultura realizam curso de capacitação do Censo Escolar

Os diretores da Secretaria de Educação e Cultura de Lebon Régis, incluindo os gestores das nove escolas municipais, participaram do curso de capacitação do Censo Escolar. As atividades são oferecidas anualmente e aconteceram de maneira inédita no município.

O curso foi realizado no Auditório “Pedro Inhaia”, pela coordenadora do Censo Escolar da Regional de Caçador, Rita Cácia da Silva; e pela integradora de Políticas Públicas, Adriana Nicoletti. Os acompanhamentos acontecem em 177 escolas dos municípios de Caçador, Calmon, Lebon Regis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande.

“Os recursos que o Município recebe são usados com transporte, pagamento dos professores, merenda escolar e livros didáticos. Tudo vem através do que é informado no Censo. Não podemos deixar nenhum aluno de fora”, salienta Rita.

Para a diretora da Escola Municipal Nucleada “Santa Catarina”, Simone Carlin Tibes, a capacitação é importante para os gestores. “É necessário adaptar-se às inovações do sistema. Nós fazemos um relatório sobre a vida escolar de cada aluno. Temos de ser precisos, pois é a partir dessas informações que recebemos os recursos. O Município deixa de receber a quantia correspondente a cada estudante que não consta na lista. Os dados precisam ser exatos”.

A gestora afirma que esta foi a primeira vez que ela realizou o curso no município. “É fundamental destacarmos a vinda da Rita e da Adriana para Lebon Régis. Até então, éramos nós que tínhamos de ir até Caçador. Com as responsáveis pelo Censo Escolar em nossa cidade, torna-se mais fácil, pois diminui os transtornos. Elas também disponibilizaram o contato”.