Seja bem-vindo(a) ao Coração do Contestado

Foto: Eduardo Pierdoná

O município de Lebon Régis está localizado na mesorregião Oeste Catarinense, a cerca de 360 quilômetros da capital Florianópolis­. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que há, em Lebon Régis, 12.133 habitantes, o que o coloca entre os cem municípios mais populosos do estado.

Com extensão territorial de aproximadamente 940 mil km², o município ocupa uma das primeiras posições na lista de maiores municípios de Santa Catarina, em distribuição de terras. Beneficiado por ter estações do ano bastante definidas, Lebon Régis se limita com Timbó Grande (Norte), Santa Cecília (Leste), Curitibanos (Sul), Fraiburgo (Sudoeste), Rio das Antas (Oeste), Caçador (Oeste) e Calmon (Noroeste).

A nossa localização também é excelente e facilita o acesso a todas as regiões de Santa Catarina, ao Paraná e ao Rio Grande do Sul. O município está a cerca de 25 km da BR-116, em Santa Cecília, e a cerca de 80 km da BR-153, conhecida como Rodovia Transbrasiliana, em Água Doce.

No ano de 2021, o nosso movimento econômico de Lebon Régis girou em torno de 360 milhões de reais. Isto é, há um crescimento potencial. No setor agropecuário, o valor é superior a 200 milhões de reais.

A base da economia lebonregense corresponde ao setor primário. As atividades mais importantes são a agricultura e a pecuária. O município é destaque estadual e nacional na produção de diversas culturas, como tomate, alho, maçã, pinus e cebola. Esta, aliás, é considerada a de melhor qualidade do Brasil.

Por ser extremamente fértil, o solo de Lebon Régis é ideal para o plantio dos mais diversos alimentos. Somos um dos maiores produtores agrícolas de Santa Catarina.

No dia 19 de dezembro de 2022, Lebon Régis completou 64 anos de emancipação político-administrativa. A sua criação e o seu desmembramento aconteceram em 1958, a partir do município de Curitibanos.

Atualmente, estão sendo desenvolvidas políticas públicas que fomentam o desenvolvimento turístico de Lebon Régis. O município é um dos mais frios do Brasil, com temperaturas negativas em praticamente todos os dias do inverno. São realizadas caminhadas ecológicas, cavalgadas e atividades campeiras, sempre desbravando as belezas do interior.

Entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2022, realizamos a I Expo Lebon, com atrações nacionais. O maior evento da história de Lebon Régis reuniu mais de 21 mil pessoas.

A cultura lebonregense também está sendo explorada à altura do que o município representa. A Semana do Contestado, por exemplo, que acontece anualmente, em agosto, é a maior festa cabocla do país e reúne milhares de pessoas de várias cidades brasileiras. Já foram realizadas oito edições do evento

Lebon Régis é considerado, legalmente e moralmente, o Coração do Contestado. O título foi reconhecido no dia 10 de janeiro de 2018, após ser sancionada a Lei Estadual n° 17.466/18.

O município do Meio-Oeste de Santa Catarina foi um dos principais palcos da Guerra do Contestado, que é considerado o maior conflito armado brasileiro de todos os tempos e se estendeu, oficialmente, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. As maiores batalhas aconteceram em terras lebonregenses.

O Coração do Contestado também concentra a maior quantidade de sítios históricos referentes à guerra centenária. De origem cabocla, o povo é trabalhador, hospitaleiro e um dos principais símbolos de Lebon Régis.

Lebon Régis em fotos