Economia

Foto: Ademir Batista Costa

A ECONOMIA DE LEBON RÉGIS É BASEADA NO SETOR AGROPECUÁRIO (AGRICULTURA E PECUÁRIA)

A base da economia do nosso município corresponde ao setor primário, o que significa que as atividades mais relevantes são a agricultura e a pecuária. A cada ano, o cultivo em terras lebonregenses se torna mais diversificado e extenso.

Em 2021, o nosso movimento econômico, no setor agropecuário, girou em torno de 200 milhões de reais, correspondendo a cerca de três vezes mais do que no ano de 2012. O movimento econômico geral do município corresponde a 357 milhões de reais (2021).

Temos um solo que é ideal para o plantio dos mais diversos alimentos. Somos um dos maiores produtores agrícolas do estado de Santa Catarina.

Somos destaque na produção de inúmeras culturas, como tomate, cebola, alho e grãos (milho, soja e feijão). Também temos plantações de trigo, fumo, batata, e na área de fruticultura (morango e maçã). De acordo com a Cidasc, há, em Lebon Régis, cerca de 11 mil bovinos.

Os dados mais recentes — junho de 2021 — mostram que temos cerca de 8.820 hectares plantados em terras lebonregenses, e uma quantidade atual produzida de 109.713 mil toneladas.

O IBGE mostra que o nosso município tem mais de 800 propriedades com área inferior a 100 hectares. São cerca 2.500 produtores ativos espalhados por todos os cantos do nosso município.

O setor agropecuário gera emprego e renda para população lebonregense. É uma de nossas maiores riquezas.