SECRETARIA DE AGRIGULTURA E MEIO AMBIENTE DE LEBON RÉGIS PROMOVE PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Prefeitura de Lebon Régis, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Piscicultura e Meio Ambiente, promoveu uma palestra sobre educação ambiental. O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, no Sindicato Rural, e foi voltado a gestores de unidades de ensino, lideranças comunitárias, e a representantes de entidades.

A palestra foi conduzida pelo engenheiro agrônomo e professor da Udesc, Dr. Germano Güttler. Ele apresentou o trabalho denominado “Um Futuro Sem Lixo: Uma Certeza, Não Uma Opção”.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, André Barpp, o encontro teve resultados positivos. “Proporcionou uma reflexão sobre a gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade, educação ambiental e o papel de cada cidadão e das instituições na construção de um município mais limpo, consciente e comprometido com o futuro das próximas gerações”.

O prefeito Marcelo Spautz esteve na palestra e destacou a importância do tema. “É bastante relevante e terá atenção especial da Administração Municipal. Todos nós devemos estar conscientes sobre a destinação adequada do lixo. Esta educação ambiental deve começar pelas instituições públicas, as quais devem servir como exemplo, e também pelas escolas, através de nossas crianças e adolescentes”.

Em 2024, somando-se os valores da coleta de resíduos e do aterro sanitário, onde o material é descartado, foram gastos R$ 1.187.930,05. Já em 2025 o valor pago foi de R$ 1.279.332,31. Nas duas ocasiões, o serviço coletou mais de 1,5 milhão de quilos.

“Nosso dinheiro está indo literalmente para o lixo. Por não ter escolha, o poder público deixa de investir em um determinado setor para realizar este serviço. A partir de uma educação ambiental, vamos mudar este quadro”, aponta o prefeito.