CONTESTADOS NO VALE DO CONTESTADO CHEGA A LEBON RÉGIS

A Cia Mútua traz para Lebon Régis o projeto “Contestados no Vale do Contestado”. Nesta terça-feira, dia 23 de maio, será oferecida uma oficina de sensibilização para as formas animadas, com Guilherme Peixoto. Amanhã, 24, haverá apresentação da peça “Contestados”, e roda de conversa com a Associação Cultural Coração do Contestado, com mediação de Letíssia Crestani.

Esta é uma oportunidade de rememorar a história do povo caboclo, valorizar a identidade cultural local e impedir o esquecimento de tudo o que foi contestado durante quatro anos de conflito: terras, direitos e vidas.

Ocorrida entre 1912 e 1916, a Guerra do Contestado foi resultado da disputa de terras por Santa Catarina e Paraná, no planalto entre os dois estados, numa região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro que ligaria o Rio Grande do Sul a São Paulo. O episódio opôs sertanejos e forças militares e, embora a quantidade de mortos seja imprecisa, estima-se entre 10 e 20 mil o número de pessoas que perderam a vida nos confrontos.

Pouco encontrada nos currículos escolares, mesmo com tamanha relevância para o país, a Guerra do Contestado é estudada por pesquisadores e artistas que se dedicam a eternizá-la. E, neste contexto, destaca-se o trabalho da Cia Mútua, fundada em 1993, em Joaçaba; e, desde 2007, sediada em Itajaí. Estreado em março de 2019, “Contestados” é rico em informações obtidas pela equipe em visitas a locais relevantes, entrevistas com moradores e estudiosos, leituras especializadas e vídeos sobre o tema.

A história é contada pelas atrizes Laura Correa e Mônica Longo por meio de teatro de animação. Com entrada gratuita, a peça é indicada para públicos acima de 12 anos, com até 200 espectadores, a fim de possibilitar melhor visualização dos bonecos e cenários. “Contestados” tem patrocínio de Weg, Celesc e SC Gás e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, e está sendo apresentado em 10 cidades catarinenses até o dia 29 de maio.

Quando? Terça-feira (23 de maio)

Onde? Escola Municipal Princesa Isabel

O quê? Oficina de sensibilização para as formas animadas, com Guilherme Peixoto

Duração? 3 horas

Quando? Quarta-feira (24 de maio)

Horário? 19 horas

Onde? Auditório Municipal

O quê? Apresentação do espetáculo “Contestados” + Roda de Conversa com a Associação Cultural Coração do Contestado

Duração? 55 minutos

A história sobre a Guerra do Contestado é contada por meio de teatro de animação em apresentação com entrada franca e acessível em libras. A programação completa pode ser acessada em @cia_mutua, no Instagram.