O PODER DOS FITOTERÁPICOS PARA AJUDAR NO COMBATE A DOENÇAS FÍSICAS E MENTAIS
Com o objetivo de ampliar o acesso da população a tratamentos naturais e fortalecer a implementação de práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS), representantes de três secretarias municipais estiveram no Assentamento União da Vitória, em Fraiburgo, para conhecer o Horto Medicinal Ana Primavesi. A iniciativa busca estudar a utilização de fitoterápicos e outras terapias complementares na rede pública de saúde.
A comitiva foi composta por integrantes das Secretarias de Agricultura, Assistência Social e Saúde, incluindo a Secretária de Assistência Social, CHAIANE, a Secretária de Saúde, ROSANE SOUZA, a Secretária de Planejamento, Governança e Habitação, e a Engenheira Agrônoma REJANE, da Secretaria de Agricultura. Também estiveram presentes a Assessora Especial de Assistência Social, LARESSA, o Psicólogo VANDERSON e a Assistente Social MARISTELA.
Durante a visita, os participantes conheceram a estrutura do horto medicinal, que segue o conceito de “relógio do corpo humano”, onde as plantas medicinais são organizadas conforme os órgãos e sistemas do corpo que beneficiam. Esse modelo auxilia na utilização direcionada das propriedades das ervas, promovendo uma abordagem holística da saúde. Além disso, os visitantes puderam conhecer as principais plantas utilizadas e os melhores horários para seu uso, respeitando os ciclos naturais do organismo.
A intenção do município é trabalhar coletivamente entre as secretarias para desenvolver um projeto de utilização de fitoterápicos e práticas integrativas no SUS, trazendo alternativas naturais e eficazes para o tratamento de diversas condições de saúde.
A PREFEITURA DE LEBON RÉGIS segue comprometida em buscar soluções inovadoras para o bem-estar da população, promovendo a inclusão de métodos terapêuticos alternativos e ampliando as possibilidades de atendimento na rede municipal de saúde.




