AMARP disponibiliza assessor de projetos para os municípios

Além da eleição da nova diretoria, a primeira reunião de 2015, da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) também foi pautada por uma extensa pauta informativa e deliberativa. Na oportunidade prefeitos e presidentes de Câmaras foram informados que a partir da próxima semana, a AMARP disponibilizará aos municípios um assessor de projetos que atuará em parceria e apoio ao Escritório de Projetos da FECAM e os gestores de convênios dos municípios. Rubens Mocellin foi apresentado pelo secretário executivo da AMARP – Clóvis Biscaro, que explicou que o profissional atenderá os gestores de convênios dos municípios, todas as segundas-feiras à tarde na sede da AMARP. Entre as atividades desenvolvidas por ele estarão: auxiliar os municípios na identificação das demandas por obras e serviços que necessitem de aporte dos governos Estadual e Federal para a execução e acompanhar as oportunidades de captação de recursos através de editais e programas estaduais e nacionais abertos, entre tantas outras ações.

Na oportunidade, a coordenadora do Escritório de Projetos da FECAM – Marli Burato e a assistente de projetos – Natassha Moresco Maia também participaram da reunião e falaram sobre as atividades do Escritório implantado para oferecer uma estrutura de suporte especializado e apoio para a qualificação técnica de gestores municipais que atuam na elaboração e acompanhamento de projetos financiados pelos governos estadual e federal. Segundo Marli o escritório busca prover esses profissionais com informações técnicas, objetivando apoiá-los na gestão e administração autônoma e precisa dos projetos públicos. “Além de identificar oportunidades dos recursos receberem recursos também trabalhamos para capacitar engenheiros, arquitetos e gestores de convênios para que os projetos sejam bem elaborados, para serem aprovados e os recursos liberados com mais agilidade. E, a partir de agora, com um assessor aqui, esse trabalho será ainda mais otimizado”, disse.

Ainda durante a reunião, prefeitos e presidentes tiveram acesso a dados sobre o índice de participação dos municípios no produto da arrecadação do ICMS para o exercício 2015, comparativos da receita de ICMS e do FPM com o ano anterior, relatórios sobre as atividades das equipes técnicas da AMARP no mês de janeiro, entre outros assuntos.

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa (AMARP)